Mercantilização, EaD e redução de bolsas preocupam

Professores, funcionários técnicos administrativos e estudantes das instituições comunitárias de educação superior (Ices) de todo o estado realizaram no dia 1º de setembro, em Porto Alegre, a 11ª edição do Fórum pela Gestão Democrática das IES Comunitárias. No centro do debate, o avanço da educação a distância (EaD) com a consequente precarização do trabalho docente, o tensionamento das políticas mercantilistas nestas instituições, entre outros temas.

“A lógica da mercantilização na educação é a lógica capitalista”, explica Marcos Fuhr, coordenador do Fórum. Ele exemplificou as mudanças impostas pelo avanço das instituições mercantilistas no RS com a alteração no perfil dos que compõem a Reitoria nas Ices, cada vez mais administrativo em detrimento do acadêmico. Destacou ainda a ampliação da terceirização nas atividades técnico-administrativas e as dificuldades enfrentadas nas reuniões de negociação salarial como fatores preocupantes. Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS, trouxe um relato sobre as negociações ocorridas neste ano, que qualificou como “intensas” e marcadas por “tentativas de retiradas de direitos”.

EAD – Sani Cardon, representante do Sindicado no CEEd, detalhou o funcionamento do EaD e a lógica padronizada das aulas. “Um professor elabora o material didático que é replicado em diferentes polos pelo país. O docente perde a autoralidade do material e é substituído por um tutor”, explicou. Sani relatou ainda o trabalho do Sindicato na luta pelo reconhecimento do professor na sua função plena, uma vez que o tutor exerce o mesmo trabalho, mas não tem amparo na convenção coletiva da categoria docente. Acesse aqui o material apresentado pelo professor.

Representante dos estudantes, Camila Maranoski falou sobre a dificuldade enfrentada pelos alunos com o aumento de oferta de disciplinas fundamentais na modalidade EaD, além da queda no número de bolsas ofertadas pelas Ices através do financiamento estudantil (Fies), que prejudica a conclusão do curso de diversos alunos.

SITE – Durante a reunião, foi apresentado o site exclusivo do Fórum das Comunitárias. O espaço está adaptado para as mais diferentes plataformas digitais e dispositivos móveis, como celulares e tablets. Na página podem ser encontrados o histórico das resoluções, que resultam das reuniões plenárias do Fórum, as atividades realizadas, além de informações e espaço para contato.

 

ACESSE AQUI A RESOLUÇÃO APROVADA NA REUNIÃO PLENÁRIA.